Você sabe o que é efeito rippling?
Efeito rippling e as irregularidades na prótese de silicone
Você já ouviu falar em efeito rippling? É um tipo de irregularidade que algumas mulheres apresentam, após a colocação do silicone nas mamas.
Aliás, muitas mulheres desejam colocar prótese, mas ficam preocupadas que a prótese fique visível, com alguma dobra ou com a aparência artificial.
Em algumas situações a prótese fica visível, palpável ou a pele apresenta uma espécie de enrugamento e isso incomoda muito as mulheres, claro.
Como evitar esse efeito rippling?
Essa aparência enrugada ou efeito rippling pode ser evitado já a partir do pré-operatório, com um exame físico completo e uma boa conversa com o cirurgião plástico.
Assim, é nessa fase que ele vai conhecer a anatomia, o índice de massa corpórea (IMC), a espessura do parênquima mamário, do tecido mamário, a quantidade de gordura que a paciente possui embaixo da pele na região da mama.
A partir de todas essas informações, além de conhecer também o desejo da paciente, o médico pode partir para o planejamento da cirurgia.
Assim, com esse planejamento, é possível realizar uma cirurgia com resultado mais previsível.
Por exemplo, no caso de uma pessoa magra, que tem a mama pequena e quer aumentar, é preciso ganhar espessura na região do colo.
E tem duas maneiras de fazer isso.
A primeira opção é fazer uma cirurgia híbrida, na qual a gente coloca a prótese na frente do músculo e aumenta a espessura do tecido adiposo abaixo da pele na região visível.
Essa cirurgia é feita com uma pequena lipoaspiração, o deslocamento da gordura de um local para o outro.
Outra forma de camuflar a prótese é colocá-la atrás do músculo, uma ótima alternativa também para quem tem pouco tecido nos quadrantes superiores, ou seja, na região do colo.
Clique aqui e saiba mais sobre como é feita a escolha da prótese de silicone.
Como resolver o efeito rippling?
Caso a paciente apresente o efeito rippling, é fundamental que o cirurgião faça uma análise detalhada do caso, para entender o que está acontecendo.
Mas algumas situações podem levar a este problema:
- a prótese está muito grande;
- a paciente perdeu peso;
- está faltando tecido para esconder a prótese.
Às vezes é necessário trocar a prótese ou a cápsula que está envolvendo a prótese.
Mas, para definir o que será feito, a paciente tem que procurar o cirurgião plástico que colocou a prótese ou algum outro cirurgião que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Se você está vivenciando esse incômodo, agende uma consulta, venha fazer uma avaliação e vamos resolver o seu problema.