Reconstrução de mamas
Reconstrução de mamas devolve a autoestima a mulheres mastectomizadas
A reconstrução de mamas é uma cirurgia importantíssima no processo de recuperação pelo das mulheres acometidas pelo câncer de mama.
É um dos momentos mais desafiadores da vida da mulher, um trabalho muito delicado que temos ao compartilhar desse trajeto com ela, desde o diagnóstico até o final do tratamento.
Então, o cirurgião plástico está presente desde o começo.
Desde quando a mulher vai ao ginecologista, se depara com o nódulo, faz a biópsia, recebe o diagnóstico, passa pelo mastologista e chega até nós para desenhar a reconstrução da mama.
Essas mulheres passam por cirurgias que removem partes da mama ou até mesmo a mama por completo, como forma de eliminar as células cancerígenas, por isso a reconstrução é tão importante.
A reconstrução de mamas é o ponto de virada
Depois de passar por um tratamento difícil, no qual a radioterapia pode machucar a pele e a quimioterapia levar à queda dos cabelos, a reconstrução ajuda a mulher a virar essa página.
E isso começa no dia da cirurgia, uma vez que a reconstrução deve ser feita, preferencialmente, no mesmo dia da retirada do tumor, como uma única cirurgia.
Com a reconstrução mamária a mulher vai reconstruir sua história.
Ao memo tempo, podemos aproveitar para simetrizar a outra mama.
Isso significa corrigir uma perda de volume, uma queda ou outras questões que afetem sua estética e, consequentemente, a autoestima dessa mulher.
Cuidados multidisciplinares
O tratamento do câncer de mama é multidisciplinar, com vários profissionais especializados em cada etapa, focados na busca pela cura.
- O mastologista retira o tumor;
- o oncologista comanda o tratamento de quimioterapia;
- o radioterapeuta faz as radioterapias;
- o cirurgião plástico fazendo a reconstrução da mama.
Portanto, procure sempre um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para cuidar de você.