Taping ajuda a amenizar desconfortos no pós-operatório.

Pós-operatório com taping

  • Acessos Hetica
  • 27 de julho de 2021

Taping entra no pós-operatório da cirurgia plástica

O taping é uma técnica muito utilizada por atletas para recuperação de lesões. Mas agora, ele também pode beneficiar pacientes no pós-operatório de cirurgias plásticas. 

Muitas pacientes se preocupam com o pós-operatório, o inchaço e as manchas roxas, têm medo de ficarem com cicatrizes inestéticas e de os pontos abrirem e prejudicarem o resultado final da cirurgia.

A técnica do taping foi desenvolvida pelo japonês Kenzo Kase, em 1973. 

Costumamos ver essas fitas coloridas nos atletas durante as competições, principalmente em locais de articulações, como joelhos e ombros.


Então, esse recurso das bandagens elásticas, usado pela fisioterapia esportiva há tempos, chega agora à cirurgia plástica, trazendo diversos benefícios para o pós-operatório e deixando os pacientes mais seguros durante esse processo.


Muitas mulheres não reconhecem mais seus corpos depois de uma, duas ou mais gestações. Existe solução para a flacidez, a diástase abdominal e a gordura localizada? Sim! Clique aqui e saiba mais!

Benefícios na cirurgia plástica

As bandagens preservam a mobilidade do corpo e reduzem as chances de complicações após a cirurgia, assim como a dor no pós-operatório. 

Assim, as fitas ajudam a conter o inchaço e também as equimoses, que são as manchas roxas e reduzem a possibilidade de haver formação de fibroses e até de os pontos abrirem. 

Como são aplicadas na direção dos linfonodos, as bandagens promovem uma drenagem linfática e, por isso, reduzem o inchaço.

Já para a diminuição da dor, o taping deve fazer uma estimulação sensorial dos receptores mecânicos da pele. 

Além disso, o uso do taping contribui para uma quantidade menor de sessões de fisioterapia no período de recuperação. 

O taping é aplicado no pós-operatório imediato, antes mesmo de a paciente acordar da anestesia ou no consultório, logo após o seu primeiro retorno e permanece na pele por alguns dias.

Entretanto, não elimina a necessidade de utilização de cintas e malhas, são técnicas associadas e a orientação sobre sua utilização sempre deve partir da equipe médica. 

Quando você for realizar a sua cirurgia plástica, vamos conversar melhor sobre a possibilidade de utilizarmos o taping no seu pós-operatório e melhorar a sua recuperação.