Orelha em abano: quando corrigir?
Orelha em abano é motivo de bullying para muitas crianças e adolescentes
Infelizmente, na nossa cultura, a orelha em abano provoca um enorme constrangimento.
Assim, as crianças que têm essa deformidade, muitas vezes, sofrem bullying na escola, são chamadas de orelhudas, de burras, de Dumbo e nada disso a gente deseja para nenhuma criança.
Então você precisa prestar atenção, a partir dos 6, 7, 8 anos de idade, se os seus filhos percebem algum incômodo por ter orelha mais projetada.
Repercussão da orelha em abano em outras fases da vida
Além disso, a gente nota também que alguns adolescentes, que passaram pela infância com essa questão, sofrem agora.
Então as meninas não gostam de prender o cabelo, não usam tiaras, os meninos usam os cabelos maiores para disfarçar, evitam um cabelo mais curtinho.
Depois, na fase adulta, funciona da mesma forma. E agora ficou fácil de reconhecer, porque todo mundo está usando máscara e está ficando com uma orelha em abano forçada.
Então, todo mundo já entendeu o que quer dizer essa orelha em abano, esse afastamento da orelha da região da cabeça, por isso essa cirurgia é muito bem-vinda em qualquer faixa etária.
Claro que ninguém é obrigado a operar, mas é importante os pais estarem atentos para evitar esse constrangimento na vida de seus filhos.
O formato do seu nariz ou o tamanho do osso lhe causa um incômodo? Então saiba como a cirurgia pode ajudar você a se sentir melhor com o seu nariz. Clique aqui.
Corrigindo a orelha em abano
A orelha em abano é a hipertrofia de uma cartilagem chamada concha, que faz com que a orelha fique mais destacada da região da cabeça, como se tivesse uma curvatura para a frente.
Então, a cirurgia que corrige a orelha em abano é muito tranquila, pode ser feita com anestesia local, muitas vezes no próprio consultório ou com sedação em hospital.
Então é feita a remoção do excesso da cartilagem, quando necessário, e um reposicionamento da orelha mais próxima da cabeça.
Assim, a cicatriz é muito discreta, atrás da orelha, e a recuperação é muito rápida. Em 4 ou 5 dias você já está levando uma vida normal.
O cirurgião plástico tem o treinamento adequado para fazer a correção desse problema, por isso procure um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica ou entre em contato com a gente e faça uma avaliação.