Quando corrigir a orelha de abano?

Orelha de abano: quando corrigir?

Orelha de abano: o uso de máscara interfere?

Nesse período em que todo mundo está usando máscara, é normal as pessoas se sentirem meio orelhudas ou com a orelha de abano. Mas, apesar do desconforto, as máscaras não são a causadora das orelhas de abano. 

Na verdade, essa é uma malformação das orelhas e acontece devido à rotação anterior do pavilhão auricular, ainda no desenvolvimento do bebê dentro do útero.

Quando a criança tem cerca de 3 anos já é possível determinar se ela terá ou não orelha de abano, pois já está com praticamente 90% da orelha formada. 

Esse é um problema que vai muito além da estética, é motivo de bullying na infância e na adolescência e isso pode marcar a vida das pessoas para sempre. Mesmo na vida adulta, homens e mulheres podem sofrer com a orelha muito proeminente. 

E esse é um problema de fácil correção. 

A anestesia é sempre uma preocupação das pessoas que desejam fazer uma cirurgia plástica. Para ajudar você a entender essa questão, clique aqui e saiba tudo sobre a anestesia geral.

Como é corrigida a orelha de abano?

A infância é o período ideal para se fazer a cirurgia corretiva desse problema, a otoplastia, mas ela pode ser realizada em qualquer fase da vida. 

É uma cirurgia simples, feita com anestesia local, sem grandes cuidados na recuperação. Mas o uso da faixa elástica, de acordo com a orientação do cirurgião, é muito importante para que a orelha fique bem posicionada. 

Na cirurgia o excesso de cartilagem é retirado, de maneira a deixar a orelha mais rente à cabeça, reduzindo sua projeção para a frente, por isso a importância do uso da faixa. 

Estima-se que cerca de 5% da população brasileira seja afetada por esse problema, que tem um componente genético importante. 

Então, se você está incomodado com aspecto da sua orelha, acha que ela está muito projetada, ou vê isso no seu filho, por exemplo, vale uma avaliação. Agende a sua consulta e vamos conversar sobre o assunto. 

​​