Explante mamário
Explante: como fica a mama após a remoção da prótese?
Explante mamário é o nome dado à cirurgia de retirada das próteses de silicone.
Por algum motivo, a mulher se vê numa situação em que precisa retirar sua prótese de silicone. E quais são essas razões?
Por que fazer o explante?
Há mulheres que relatam terem pedido uma prótese pequena e se surpreenderam com uma prótese muito maior quando acordaram da anestesia e chega um momento em que esse incômodo as leva a querer retirar o silicone.
Outra situação é de mulheres que estavam satisfeitas com o tamanho do silicone, mas ganharam peso e a mama cresceu, isso é bastante frequente.
Também podem acontecer alguns desencontros no caminho. Existe uma reação que se chama contratura capsular.
Ao longo dos anos, o corpo vai formando uma cicatriz ao redor do implante e a mama vai ficando endurecida e muitas vezes até dolorida.
Algumas pessoas têm uma inflamação do nada. A mama fica vermelha e junta líquido, então são razões para você repensar se vai continuar o seu caminho com silicone ou não.
Em algumas fases da vida você achou que aquele tamanho de silicone condizia com o seu padrão de beleza. Mas isso também não é estático, isso vai mudando ao longo da sua vida.
Agora você está numa fase em que você acha muito mais elegante ter uma mama pequena ou você cansou do silicone e decide fazer um explante.
Quando se fala em explante, o temor é como vai ficar a mama sem a prótese: ela vai ficar murcha? Vai ficar caída? Vai ficar feia? Como lidar com a falta de volume?
É aí que entra o cirurgião plástico, a pessoa bem preparada, com treinamento, que vai entender quais são os recursos para tirar o seu silicone e devolver sua mama bonita, na posição certa, com um volume adequado.
Reposição de volume
Essa cirurgia vai reparar o formato, o volume e a posição para que sua mama fique perfeita novamente, só que agora sem silicone.
Nesses casos, a gente faz uma avaliação criteriosa individualizada, porque cada pessoa, cada mama é de um jeito e nós vamos indicar a cirurgia que serve para você.
E isso pode ser a troca do silicone por um pouco de gordura retirada de uma região indesejada, isso para recuperar um pouco do volume da mama.
Também podemos fazer uma mamoplastia de ajuste da pele que eventualmente possa ficar excedente após a retirada do implante.
Mas em ambos os caminhos, o cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica é o profissional indicado e preparado para remover o seu implante.
Ele é quem pode devolver uma mama bonita, harmoniosa e que vai deixar você satisfeita e feliz nessa nova fase da sua vida, sem silicone.