Saiba mais sobre o explante de silicone.

Explante de silicone: quando fazer?

Explante de silicone tem indicações específicas

Você já ouviu falar em explante de silicone? Trata-se da retirada de uma prótese previamente colocada, geralmente nas mamas. 

Muitas são as razões que podem levar uma mulher a decidir tirar suas próteses: 

  • desejo pessoal;
  • incômodo pelo silicone;
  • falta de identificação com uma prótese de muitos anos;
  • mudanças em sua composição corporal;
  • reação ao silicone.

Doença do silicone

Existe uma síndrome relacionada ao uso do silicone, chamada ASIA (Síndrome Autoimune Induzida por Adjuvantes), a qual se manifesta em pessoas que possuem uma predisposição genética para tanto.

Neste caso, a lista de sintomas conhecidos da doença do silicone, como é popularmente chamada, é muito extensa. 

Entre eles temos: dores articulares, dores musculares, dores de cabeça, também queixas neurológicas e questões que afetam psicologicamente os pacientes, como ansiedade e depressão. 

É importante dizer que essa condição é bastante rara e que o explante soluciona a maioria dos sintomas quase imediatamente.


Contratura e ruptura de prótese 


Primeiramente, vale ressaltar que as chances de uma prótese romper são extremamente baixas. 

Além disso, as próteses mais novas e modernas são feitas de um material que não vai se espalhar pelo corpo, caso a ruptura aconteça. 

Então, a paciente tem tempo hábil para se planejar para uma nova cirurgia que deverá substituir a prótese rompida ou mesmo para o explante, sem a colocação de uma nova prótese. 

Já a contratura capsular é uma complicação que pode acontecer com qualquer paciente. É uma reação do organismo ao silicone, que faz com que crie uma cápsula mais espessa e rígida em torno do implante.

Quando a contratura acontece, a paciente pode ter dores, enrijecimento dos seios e até alteração no formato. 

Explante de silicone 

Nesses casos, a correção do problema é feita com a retirada da cápsula e também da prótese, caso a paciente opte por sua retirada e não pela troca do implante. 

Então, podemos utilizar a mesma cicatriz deixada pela cirurgia de colocação dos implantes, com anestesia geral ou peridural com sedação. 

Além disso, vale ressaltar que pode se fazer necessária uma correção da flacidez de pele, especialmente quando a paciente retira próteses grandes e possui mamas pequenas. 

Então, se por qualquer razão você deseja retirar suas próteses de mama, saiba que isso é possível. Agende a sua consulta e vamos planejar sua cirurgia.