Câncer de pele: diagnóstico na pandemia
Câncer de pele precisa ser diagnosticado e tratado
O câncer de pele é uma doença que não pode esperar a pandemia acabar, tanto para ser diagnosticado quanto para que seja tratado.
É certo que muitas pessoas estão evitando sair de casa, muito mais estar em uma clínica médica ou mesmo hospital, por conta da covid-19, mas algumas doenças não podem esperar, porque são tempo sensíveis.
Esse é o caso do câncer de pele, que evolui com o tempo, pode se crescer e até se espalhar pelo corpo com as chamadas metástases, dependendo de qual for o tipo do tumor.
Exposição solar e risco de câncer de pele
Todo mundo pode tomar sol, mas sempre com filtro solar, roupas com proteção UV e óculos de sol.
Porém, ao longo dos últimos anos, a gente tem visto que pacientes cada vez mais jovens se deparam com esse diagnóstico de câncer de pele.
E por conta da pandemia, esses diagnósticos estão demorando a chegar, o que é perigoso.
Quando buscar atendimento médico?
Então, é importante você saber reconhecer uma pinta ou lesão suspeita e, claro, procurar imediatamente o seu dermatologista ou cirurgião plástico.
Por isso, esteja atento(a) a mudanças na sua pele, se surgirem pintas novas, manchas novas, se tiver feridas que não cicatrizam, manchas que mudam de cor, de formato ou tamanho.
O médico vai fazer um exame acurado e definir se isso é um câncer de pele, podendo contar com um exame chamado biópsia.
Neste caso, vai ser retirado um pequeno fragmento dessa lesão suspeita e feito um exame que chama anatomopatológico. Dependendo do resultado, você vai partir ou não para uma cirurgia um pouco maior.
Mesmo em tempos de pandemia essa cirurgia não pode esperar.
E vale a pena reforçar que nós estamos atendendo com toda segurança, respeitando regras sanitárias que evitam a disseminação do coronavírus, então você pode vir se consultar sem medo.
Nos hospitais também há um grande cuidado com relação a isso, então não tem justificativa para você adiar um diagnóstico de câncer de pele, mesmo com a pandemia.
Enfim, procure um dermatologista membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia ou agende um horário aqui com a gente para avaliarmos as suas pintas, manchas ou um machucadinho que parece difícil de cicatrizar.