Saiba mais sobre a cirurgia reconstrutora de mamas

Câncer de mama e cirurgia reconstrutora

Cirurgia reconstrutora devolve a autoestima das mulheres com câncer de mama

Quando uma mulher recebe o diagnóstico de câncer de mama e a informação de que precisará retirar parte da mama ou até sua totalidade, é uma situação extrema. Mas com a cirurgia reconstrutora, ela pode recuperar seu corpo e sua autoestima. 


Remover a mama é como uma mutilação na ótica feminina. Afinal essa é uma parte fundamental do corpo, relacionada à sua beleza, sensualidade, sexualidade e também à maternidade, por meio da amamentação. 

Por isso, receber do mastologista a notícia de que precisará retirar a mama e ainda lidar com o tratamento para o câncer, é algo devastador para uma mulher. Faz com que ela se sinta defeituosa.

Em uma mamoplastia de aumento, onde a prótese deve ser colocada: atrás ou na frente do músculo? Clique aqui e saiba mais!

Reconstrução mamária 

Mas é aí que entra o cirurgião plástico. Existem diversas técnicas para reconstruir a mama, deixando-a muito próximo do que era e, às vezes, até melhor, a depender do seu caso. 

É fundamental discutir com o mastologista e também com o cirurgião plástico o melhor momento para a reconstrução. Ela pode acontecer junto com a mastectomia ou após algum tempo. 

Além disso, a cirurgia pode ser feita com um implante de silicone ou com um retalho abdominal. Neste caso, é feita uma retirada de pele e de gordura da região do abdômen.

Há ainda casos em que são utilizados retalhos das pernas ou das costas. 

Então, se você está vivenciando essa experiência ou conhece alguma mulher que recebeu o diagnóstico de câncer de mama, saiba que a cirurgia reconstrutora pode mudar a sua história.

Agende uma consulta, vamos conversar sobre o seu caso e definir o que será melhor para você.