A prótese é sempre necessária?
Mamoplastia nem sempre exige a colocação de prótese
Quando falamos em mamoplastia, provavelmente a primeira coisa que a maioria das pessoas pensa é na colocação de uma prótese de silicone. Mas nem sempre isso é necessário.
A queixa das pacientes é a perda do colo, do desenho bonito das mamas, com volume na parte superior.
Na maioria das vezes, isso acontece porque elas amamentaram, porque emagreceram ou mesmo pelo processo de envelhecimento da pele, que leva a mama a sofrer uma leve queda, chamada ptose.
Então, quando ocorre essa perda de volume na região superior da mama, o próximo passo é fazer uma plástica. Mas é preciso colocar prótese ou não?
Colocar ou não a prótese?
Isso não é uma unanimidade.
Na maioria das vezes, se você tem uma mama que está caída, mas está satisfeita com o tamanho dela, a solução é sem prótese.
Assim, sem a prótese, você terá uma solução definitiva, com um resultado bem natural e mais duradouro.
Claro que é o cirurgião plástico quem vai fazer uma análise criteriosa do seu caso e indicar a necessidade ou não de colocação de prótese.
Existem diferentes tipos de próteses de mamas. Clique aqui e saiba mais sobre elas e suas indicações.
O médico vai analisar o tipo da sua pele, o grau da flacidez, o tipo da sua glândula, a firmeza, se você tem uma mama lipossubstituída, se tem uma mama densa, todas essas questões.
Essas e outras informações vão orientar a cirurgia a ser realizada para corrigir a perda de volume na região superior da mama.
Então, quando você tem uma mama densa, firme e uma pele boa, na maioria das vezes a gente consegue corrigir a perda de volume com uma mamoplastia sem prótese.
Porém, algumas vezes a prótese é uma grande aliada do cirurgião plástico.
Nos casos em que a pele está muito flácida ou quando a paciente tem pouco volume na mama, por exemplo.
São situações em que a gente só vai conseguir definir a colocação ou não do silicone com um exame físico e com a entrevista no pré-operatório.
Por isso, se você está incomodada com a sua mama, se acha que ela está levemente caída, agende a sua consulta e vamos analisar com todo o cuidado o seu caso e decidir se a correção da perda de volume no colo, na parte superior da mama vai ser resolvida com ou sem prótese.